AS ERAS DA WEB E SUAS CARACTERÍSTICAS

Atividade em grupo

Web 1.0 e Web 2.0

A divisão da Web em eras através da nomenclatura Web 1.0 (2.0, 3.0, x.0 …) busca explicar o processo de evolução da difusão da informação na internet. Essa evolução mostra como o conteúdo é produzido e assimilado desde a década de 1990, onde a informação era difundida e não havia uma resposta do usuário àquele conteúdo, seja por falta de tecnologia, seja pelo foco das  empresas, portais de notícias, etc…


É fato, a web 2.0 mudou a forma como os usuários utilizam a Internet, seja pela interatividade e redes sociais, ou pelas diversas plataformas de serviços e facilidades oferecidas. As informações estão disponíveis o tempo todo e para todos. E antes o que era estático, tornou-se dinâmico. Quando falamos em tecnologia, as diferenças entre a web 1.0 e a web 2.0 são evidentes. Algumas características da Web 1.0 e sua evolução na Web 2.0:

Web 1.0 >> Web 2.0
Leitura >> Escrita
Empresas >> Comunidades / Pessoas
Páginas >> Blogs
Fios >> Wireless
Propriedade >> Compartilhamento
Ações na Bolsa >> Vendas Estratégicas
Netscape >> Google
Formulários >> Aplicativos
Publicidade >> Boca a boca
Pop-ups >> Viral

Simples, um site baseado no conceito Web 2.0 proporciona mais agilidade nos negócios e redução de custos, seja por meio de aplicações móveis, voIP ou até mesmo por cloud computing. Pode-se interagir cada vez mais com funcionários e clientes, utilizando ferramentas indispensáveis como: webmail, redes sociais, blogs ou podcasts.

Web 3.0

Em linhas gerais, definimos a Web 3.0, como a Web semântica, a Web que passa a dar sentido aos dados. Sistemas que conseguirão não só apresentar o dado ou informação, mas dar contexto a esse dado. sistemas mais inteligentes e dados que descrevem dados, essa é a Web 3.0. Como descrito neste vídeo, “a partir do momento em que os computadores entenderem o significado (semântica) além da sintaxe, teremos sistemas que passam a oferecer ajuda real aos seus usuários”.


Web X.0

A Web x.0 é a focada na conexão com a inteligência com envolvimentos crescentes com conhecimento e raciocínio da mesma forma com o social, baseadas em tecnologias e aplicações inteligentes que combinem e movam os dados sociais e semânticos além da própria web, colando-as nas mãos e na vida do dia a dia das pessoas.

Links de Exemplos para cada classificação da Web:

  • Web 1.0

Enciclopédias em versão online: http://www.britannica.com
Páginas de empresas, órgãos públicos, faculdades:
http://cromg.org.br
http://bdmg.mg.gov.br
http://ufmg.br
http://www.pucminas.br/
http://www.teknisa.com.br/
http://www.squadra.com.br/

  • Web 2.0

As redes sociais:
http://www.orkut.com
http://www.facebook.com
http://last.fm
http://www.linkedin.com

  • Web 3.0

Web semântica:
http://www.hakia.com
http://siri.com

  • Web x.0

Tudo que ainda virá, através do aprendizado das máquinas:
http://www.qwiki.com
http://www.mygoya.de
http://siri.com

Princípio Plataforma de Remixagem

Com o avanço da web, houve um grande expansão e desenvolvimento de aplicações voltados para utilização em novos dispositivos que foram sendo criados, tais como IPads, HandHelds, SmartPhones, PDA etc.

Isso gerou uma nova necessidade, com a crescente criação de ferramentas para essas aplicações, surgiu a chamada nuvem que as armazenam de forma que cada vez mais suprem a necessidade de sistemas operacionais. Originando as plataformas de remixagem, e surgiram novos conceitos como os Mashup, Widgets, que juntamente com a interface API, criaram uma nova forma de interação entre usuário e aplicativos. Isso levou a várias vantagens, porque o usuário encontra em um único lugar com os mashups, conseguindo acessar informações no ambiente sem a necessidade de entrar em cada site, ganha velocidade no uso.

Esses pilares da nova web 2.0 tem uma base de criação inovativa e atual, com as tecnologias:

Rest and Soap: protocolos que facilitam a divulgação em meios de hipermídia. Ajax :Aumento significativo na velocidade do site – Quando estamos buscando apenas dados do servidor e atualizando apenas a uma parte específica do site, estamos economizando significativamente a banda utilizada do servidor, ainda mais quando temos um layout complexo e com muitas imagens. Melhor experiência do usuário – Um site projetado com os diversos recursos oferecidos pelo AJAX é um site rico, pois o AJAX explora muito bem os recursos que o browser disponibiliza, já que o JavaScript é uma linguagem client-side (lado do cliente). WebService: tras agilidade para os processos e eficiência na comunicação entre cadeias de produção ou de logística. Toda e qualquer comunicação entre sistemas passa a ser dinâmica e principalmente segura, pois não há intervenção humana.

Ao se juntarem, essas plataformas estão levando a novos conceitos de serviços web, que estão ajudando cada vez mais a inserção de novos usuários na nova era.

 

Atividade de Grupo

  1. domingo, abril 10, 2011 às 19:19

    É incrível como a web 2.0 popularizou a internet, a quantidade de usuários cresceu em muito, e penso que sem os avanços que ocorrerão, ela não seria o que é hoje.
    A web 3.0 e a x.0, são também grandes avanços, mas penso, que ela não será o motivo principal para que a web cresça mais nos próximos anos.

    • Vinicius Mundim Zucheratto
      domingo, abril 10, 2011 às 21:59

      Eu não sei se apenas a Web 2.0 popularizou a internet, mas acredito que ela vem na crista de uma onda levantada pela facilidade de compra de computadores – e dispositivos móveis, recentemente – proporcionada pela evolução tecnológica. A base consolidada deixou espaço para as pessoas produzirem, independente da ação das grandes empresas. O estouro da bolha da internet deixou nas mãos dos usuários a forma como as empresas passaram a conduzir seus negócios, ouvindo e atentando para o que as pessoas, em vez de apenas tentarem impor novas tendências.

  2. Jairo Teixeira
    domingo, abril 10, 2011 às 22:41

    Muitos consideram toda a divulgação em torno da Web 2.0 um golpe de marketing. Como o universo digital sempre apresentou interatividade, o reforço desta característica seria um movimento natural e, por isso, não daria à tendência o título de “a segunda geração”. Polêmicas à parte, o número de sites e serviços que exploram esta tendência vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos.

  1. domingo, abril 10, 2011 às 19:05

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